Como funciona o financiamento de imóveis para aposentados?

Você já entrou na terceira idade e talvez não tenha sua casa própria ou queira comprar outra. Por isso, sabia que existe financiamento de imóveis para aposentados? Pois é, com algumas características um pouco diferentes da modalidade comum, é possível realizar seu sonho.

Afinal, com o tempo, cada vez mais passará grande parte dos seus momentos dentro de seu lar e isso precisa ser prazeroso, não é mesmo? Então, adquirir um imóvel após a aposentadoria é muito importante.

É necessário conhecer alguns fatores para que a negociação não se torne problema. Portanto, vamos abordar as principais dúvidas e as respostas para cada uma delas. Confira!

O aposentado pode financiar um imóvel?

Sim, o aposentado pode financiar um imóvel, já que não são apenas os jovens que têm esse desejo. Há linhas de crédito para a aquisição de apartamento, casa e chácara, sendo eles novos ou usados, para o público acima dos 60 anos.

Esse dinheiro é oferecido por instituições financeiras, bancos públicos e privados. Assim, os imóveis podem ser para moradia ou fins comerciais. Porém, os valores são liberados somente se o cliente não apresentar nenhuma restrição de crédito e tiver renda suficiente para conseguir pagar.

Como funciona o financiamento de imóveis para aposentados?

Alguns fatores são considerados, como a idade, renda, formas de pagamento. Confira os principais deles e os passos necessários para fazer o financiamento.

Veja os prazos

Geralmente, as instituições financiam 80% do valor do imóvel residencial em até 35 anos. Mas esse prazo é um pouco diferente para os aposentados acima de 60 anos, chegando ao limite máximo de financiamento de até 20 anos.

Esse cálculo já considera a maior expectativa de vida dos brasileiros, que é de 75 anos. Agora, se você tiver idade acima de 70, o tempo para financiar é reduzido a 10 anos.

Avalie as taxas de juros

A taxa de juros de financiamento de casa própria é baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, além disso existe a Taxa Referência (TR), que é um pouco mais alta. Porém, há bancos cobrando juros mais baixos. Por isso, é importante pesquisar e avaliar qual compensa mais.

Estude as condições de parcelamento

O Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, tem parcerias com os estados e municípios para proporcionar o direito à moradia as famílias com diferentes rendas salariais. Assim, quem for financiar um imóvel deve seguir o critério quanto ao valor máximo de renda e número das parcelas a serem feitas. Estas não podem exceder 30% da renda mensal do contratante.

Conheça as vantagens

Uma vez que as pessoas unam a renda familiar, elas terão mais oportunidades para a compra de uma casa ou apartamento, pois as taxas de juros são bem atrativas e personalizadas de acordo com o montante.

Inclusive, entram na aquisição os imóveis rurais que se localizam dentro da cidade ou não, construção ou compra de terrenos. Desse modo, para contratar o financiamento de imóveis é necessário apresentar comprovante de renda, carteira de identidade e CPF.

Antes de se decidir, compare as condições oferecidas por cada instituição para adquirir um financiamento de imóveis para aposentados. Afinal, há muitas propostas no mercado que devem ser avaliadas com cuidado.



Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.